Michele Fernandes Gonçalves

Acessar Lattes
carpe_mizinha@hotmail.com

Michele Fernandes Gonçalves é atualmente pesquisadora-bolsista de Jornalismo Científico (JCIV) pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), vinculada ao Instituto de Cultura Científica (ICC) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), além de editora da revista ClimaCom Cultura Científica. Sua linha de pesquisa é a interseção entre educação, comunicação, ciência, arte e filosofia. É também professora, pesquisadora, revisora, tradutora e acompanhante de processos de escrita, auxiliando acadêmicos e estudantes na concepção e redação de projetos, artigos e teses de mestrado e doutorado. É Bióloga de formação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp-Campus Rio Claro/2010), Especialista em Jornalismo Científico pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas (Labjor/Unicamp/2012), Mestre em Sustentabilidade na Gestão Ambiental pelo Programa de Pós-graduação em Sustentabilidade na Gestão Ambiental da Universidade Federal de São Carlos (PPGSGA/UFSCar-Campus Sorocaba/2016) e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC/2021). Possui também pós-doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGE/Udesc/2024). Foi bailarina, cantora e professora de inglês e professora da Educação Básica, cuidou e administrou um canil para cães “de rua” durante 10 anos e hoje considera-se uma aprendiz que conserva três paixões latentes além do trabalho: escalar montanhas, nadar em mar aberto e caminhar por/entre palavras. Sua pesquisa de doutorado abordou a escrita como experiência, união entre o caminhar tomado como prática estética sensível intensivo-extensiva e os movimentos da vida e da linguagem que delineiam a escrita do corpo no mundo e de ambos no papel. Já sua pesquisa de pós-doutorado tratou de pensar a Educação, a Divulgação Científica e a pesquisa interdisciplinar de maneira integrada a partir de um Plano de Divulgação Científica desenvolvido para o Programa de Pós-graduação em Educação da Udesc.

Publicações selecionadas:

  • GONÇALVES, M. F. No longo traço que fabula mundos: poéticas da paisagem em escritas como experiência. 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230899.
  • GONÇALVES, M. F. Quando cães, humanos e ruas se encontram: pensamento, movimento e sensação por entre vidas, afetos, arte e palavras. 2016. Dissertação (Mestrado em Sustentabilidade na Gestão Ambiental) – Programa de Pós-graduação em Sustentabilidade na Gestão Ambiental, Universidade Federal de São Carlos, 2016. Disponível em:  https://repositorio.ufscar.br/items/f4bbbaa3-d058-4928-8911-84a839f6ebec.
  • GONÇALVES, Michele.; SANTOS, Ágatha da Rosa dos.; FRAGA, Amábili. Apresentação de Dossiê Temático: Práticas de Ensino, Linguagens e Metodologias na Educação Geográfica: Um Olhar Interdisciplinar. Quaestio -Revista de Estudos em Educação, v. 27, e025028, p. 1-4, 2025. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5494/5028.
  • GODOY, Dalva Maria Alves; MARQUEZ, Nakita Ani Guckert; ANGELO, Wagner Ferreira; GONÇALVES, Michele Fernandes. Apresentação de Dossiê Temático: Ler e escrever em foco: pesquisas e práticas com literacia na educação escolar. Leitura: Teoria e Prática, v. 42, n. 92, p. 15-18, 2025. Disponível em: https://ltp.emnuvens.com.br/ltp/article/view/1074/734.
  • GONÇALVES, Michele Fernandes; PREVE, Ana. Maria. Hoepers. Dos Desvios do “ambiental” à pergunta pelos motivos dos desvios do ambiental: qual melodia nos tem passado desapercebida? Climacom Cultura Científica, v. 11, n. 27, p. 5-17, 2024. Disponível em: https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/wp-content/uploads/2025/01/Editorial-Desvios-do-Ambiental.pdf.
  • GONÇALVES, Michele Fernandes; PREVE, Ana. Maria. Hoepers. Tocar e ser tocado: Desvios perceptivos em educação ambiental. Areté, v. 23, p. 1 – 21, 2024. DOI: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v23.n37.3712.
  • CANGI, Adrian; GONÇALVES, Michele Fernandes. Fazer Sentir. Testemunho de uma Transformação da Sensação. (Modos de Interrogar nossas Práticas Educativas e Pedagógicas). Revista e-Curriculum, v. 21, e59644, p. 1-28, 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59644.
  • CANGI, Adrian; GONÇALVES, Michele Fernandes. Poéticas do rastejar: por modos educativos do instável e da transformação na era do Antropoceno. Climacom Cultura Científica, v. 10, n. 24, p. 5-17, 2023. Disponível em: https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/wp-content/uploads/2023/05/artigo-Gisela-adrian-e-michele-pdf_novo1-1.pdf.
  • GONÇALVES, Michele Fernandes. Quando humanos, cães e caminhos se encontram: arte, afetos e palavras no movimento potente da vida nas ruas. Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais, UFSM/RS. v.16, p.01 – 22, 2023. DOI: https://doi.org/10.5902/1983734883964.
  • GONÇALVES, Michele Fernandes; GOMES, Marina Lopes e. Por entre céu e dunas, montanhas e mar: fragmentos de pesquisa e escrita em educação. ETD: Educação Temática Digital, v. 21, n. 4, p. 857-870, 2019. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v21i4.8654811.
  • GONÇALVES, Michele Fernandes; GODOY, Ana. O encontro entre humanos, cães, ruas e arte: aproximações e experimentações conceituais. Revista RUA (UNICAMP), n. 22, v. 2, p. 469 – 49, 2016. DOI: https://doi.org/10.20396/rua.v22i2.8647946.
  • GONÇALVES, Michele Fernandes; OLIVEIRA, Tatiana Plens. Entra-versar Per-Meio Ambientes. Leitura: Teoria e Prática, v. 30, n. 59, p. 122-129, 2012.